Ulisses

A Marilyn leu "Ulisses" O.o

Oi, pessoal!! Como está a sexta de vocês? Bom, eu estou aqui na praia chuvosa. Sonhei que eu fui internada num hospital psiquiátrico (o nome do lugar era Lynn, e ficava na beira da praia), onde fui internada por medo excessivo do filme “O Exorcista”. Bah, eu acordei meio punk por causa do sonho, mas agora já me recuperei. Ahhh, eu to louca pra ler “Ulisses” (trouxe aqui pra praia pra começar a ler), por isso vou contar pra vocês um pouco desse livro. “Ulisses” foi publicado em 1922 pelo escritor irlandês James Joyce. Nesse livro, Joyce faz uma adaptação da história de Homero, “A Odisséia”. Só que no livro de James o Ulisses é Leopold Bloom, e os vários anos de sua viagem são condensados em 24 horas. Essas 24 horas se passam entre o dia 15 e o dia 16 de junho de 1904. No dia 16 de junho, na Irlanda e em várias outras partes do mundo (no Brasil acontece em Santa Maria, no Rio Grande do Sul), os apreciadores da obra caminham por sua cidade em homenagem ao Leopold (que aparentemente anda por vários lugares no seu dia). Uma vez eu li que existem dois tipos de leitores no mundo, os que lêem “Ulisses” e o entendem, e os que o lêem e não pegam nada de sua essência. Parece que é estremamente difícil ler esse livro  (digo “parece” porque ainda não o li, vou começar logo depois de publicar esse post). Devo admitir que estou bem curiosa… E mais, estou apreensiva, pois eu sempre me considerei uma boa leitura, uma pessoa com sensibilidade… E se eu não entender “Ulisses”? E seu eu simplesmente terminar de lê-lo sem saber o que o James Joyce quis realmente dizer? Sei lá, eu to com medo, e acho que ele é bem justificado. Tipo, já ouvi várias vezes que a escrita do James lembra a da Clarice Lispector, e eu preciso confessar, nunca tive paciência pra Clarice, sempre achei muito poético e cheio de frufrus pra mim. Bom, acho melhor eu ir ler em vez de imaginar, não é? Um beijo, pessoal! Uma boa sexta para todos e… Desejem-me sorte O.o

Deixe um comentário

