Memórias Póstumas de Brás Cubas

“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”

Pois é, sei que nas últimas semanas não tenho falado muito sobre literatura. Sim, isso é estranho… Acho que, inclusive, já faz mais de um mês que eu estou sem ler, o que eu não consigo explicar direito (acho que me deu um vício repentino por séries…). Bom, é hora de mudar isso. Vou começar a ler os livros de bibliografia básica de uma das minhas cadeiras de jornalismo. Ainda não comecei (só hoje recebi os nomes), por isso, até poder escrever sobre eles, vou comentar com vocês sobre um dos meus livros preferidos: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do maravilhoso Machado de Assis. A primeira vez que eu li esse clássico foi em 2009 (quando estava estudando pela primeira vez para o vestibular); lembro que na época eu não fui muito com a cara, tipo, não achei uma leitura ruim, mas nada memorável. Em 2010 reli “Memórias…”, porque estava estudando de novo para o vestibular e ele era leitura obrigatória. Ahhh, dessa vez minha reação foi BEM diferente. Eu li com calma, saboreando cada palavra, percebendo coisas que não havia percebido anteriormente. Pois bem, hoje posso dizer que amo esse romance realista do século XIX . Sobre o que ele trata? Bom, nada mais do que das memórias de um defunto. Sim, Brás Cubas está morto e, lá do além, conta sua medíocre vida a nós, pobres mortais. Brás, como já está morto e não tem mais nada que provar a ninguém, usa e abusa da ironia e do sarcasmo para ridicularizar a si mesmo e a todos os outros exibicionistas capitalistas que o rodeavam. Por que o ler? É interessante, é mórbido, tem capítulos curtos, tem o melhor final já escrito para um livro e a melhor dedicatória também. Eu recomendo!

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”

Obs.: pessoal, confiram também o filme, que é bem legalzinho. Tem todo ele no YouTube pra quem se interessar!

Deixe um comentário

